A definição como cada um considera o que é Arte Pública nem sempre é consensual, no entanto, podemos definir como Arte Pública uma variedade de intervenções de géneros artísticos nos espaços públicos de livre acesso como, a rua, praça, jardim, metro, fachada de edifício até mais recentemente à internet. As intervenções nestes espaços vão desde a escultura, pintura, graffiti, mosaico, baixo-relevo, performance, instalação, ciberarte, etc. Estas intervenções podem ser de carácter comemorativo, homenagem, crítica, reformulação estética paisagística, etc. Podem ser de natureza conceptual, figurativa, abstracta, etc.
Nos últimos anos, a Arte Pública tem envolvido cada vez mais várias áreas do saber com linguagens diferentes entre si como, a arquitectura, design e equipamento, publicidade, ecologia, sociologia, entre muitos, levando a Arte Pública para novos campos que com certeza irão enriquecer e polemizar ainda mais o debate sobre a sua definição, chegando desta forma, a um número cada vez maior de fruidores.

terça-feira, 28 de junho de 2011

“Busto do Padre José Feliciano”



Monumento de Homenagem ao padre que durante 25 anos dirigiu esta paróquia e que os banheirenses muito prezavam devido à forma amável e respeitosa como eram tratados e pelo espírito empreendedor com que procurava resolver muitos problemas de miséria da população nos difíceis anos da ditadura do Estado Novo. Era uma pessoa que conseguia reunir à sua volta crentes e não-crentes na procura de uma vida melhor para a comunidade. Este Busto encontra-se na Praceta de Portugal, conhecida popularmente na localidade pela, praceta da Cabeça do Padre. Infelizmente este é um daqueles casos onde não existe registo sobre o autor da obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário