A definição como cada um considera o que é Arte Pública nem sempre é consensual, no entanto, podemos definir como Arte Pública uma variedade de intervenções de géneros artísticos nos espaços públicos de livre acesso como, a rua, praça, jardim, metro, fachada de edifício até mais recentemente à internet. As intervenções nestes espaços vão desde a escultura, pintura, graffiti, mosaico, baixo-relevo, performance, instalação, ciberarte, etc. Estas intervenções podem ser de carácter comemorativo, homenagem, crítica, reformulação estética paisagística, etc. Podem ser de natureza conceptual, figurativa, abstracta, etc.
Nos últimos anos, a Arte Pública tem envolvido cada vez mais várias áreas do saber com linguagens diferentes entre si como, a arquitectura, design e equipamento, publicidade, ecologia, sociologia, entre muitos, levando a Arte Pública para novos campos que com certeza irão enriquecer e polemizar ainda mais o debate sobre a sua definição, chegando desta forma, a um número cada vez maior de fruidores.

terça-feira, 28 de junho de 2011

“Mural comemorativo da passagem a vila”



Uma obra que evoca a passagem da Baixa da Banheira a vila. Neste Mural pintado por diversos artistas pintores (Rogério Ribeiro, Francisco Simões, Kira e Luis Manuel) que procuraram transpor para a tela através do intricado das diversas mãos, as suas visões da população banheirense da altura. O resultado foi uma diversificação de elementos gráficos e figurativos conjuntamente com uma explosão de cores que criam uma simbiose de sentimentos ímpar, que faz jus ao lema de “terra singular” que consta nas portas da vila. Este Mural esta situado na Alameda do Povo, junto à entrada/saída do apeadeiro da CP, no lado Norte da vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário